Com inovação tecnológica, SES entrega smartphones para terceira versão do Sistema e-Visita – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Pix do Banco Inter está fora do ar para diversos clientes nesta terça (16) – Finanças – Tecnoblog
novembro 16, 2021
Artigo: ‘O perfil do gestor do esporte’ – Esportes
novembro 16, 2021

Com inovação tecnológica, SES entrega smartphones para terceira versão do Sistema e-Visita – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou nesta terça-feira (16), no auditório da Governadoria, a terceira versão do premiado Projeto e-Visita Endemias. A nova versão incorpora funções mais específicas e modernas que deverão auxiliar os agentes de saúde no controle de vetores da Dengue, Zika e Chikungunya. Durante o evento houve a entrega simbólica de 10 smartphones compatíveis com o sistema para o município de Campo Grande. Este evento faz parte da ‘Semana do Dia D’, da Campanha de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o e-Visita é um projeto pioneiro no país para o controle de vetores. “A concepção do e-Visita enquanto aplicativo para celulares e plataforma Web para gestão, propõe total mudança da abordagem do modelo anterior de registro das visitas domiciliares realizada pelo Agente de Controle de Endemias. Isto tem nos dados excelentes resultados e mostra a total parceria entre o Estado e o Município”.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, a nova versão se tornou a ferramenta mais leve e moderna. “A Versão 3 (V3) faz parte da segunda etapa do e-Visita, o sistema agrega novas funcionalidades como maior capacidade de processamento; melhor performance nos registros domiciliares e no Lira (Levantamento de Índice Rápido); histórico dos imóveis; melhora no registro de ocorrências no imóvel e a inclusão de imagens fotográficas; mais funções de coleta de dados; dados laboratoriais; programação de apuração de metas”.

Espíndola diz que a SES iniciou a troca dos dois mil smartphones para a V3. “Já fizemos a troca de 1,2 mil aparelhos e até março de 2022 concluiremos as 800 unidades que serão entregues. Campo Grande recebe 10 aparelhos de forma simbólica, de um total de 550 aparelhos que já possuem a nova tecnologia”.

O Assessor Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, lembrou que evento abre a Semana do Dia D, que contará com diversas atividades. “No próximo dia 18 de novembro, às 8 horas, faremos a limpeza do Parque dos Poderes, a concentração será na sede da prefeitura do parque. No dia 19, às 9 horas, faremos o nosso Dia D lá no Parque Ayrton Senna, com a realização de blitz educativa e apoio de drones do Corpo de Bombeiros Militar”.

Projeto e-Visita

O e-Visita Endemias conta com mais de 2 mil profissionais envolvidos, entre agentes de endemias, supervisores e coordenadores e demais apoiadores no Controle de Vetores. O Projeto foi criado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

O investimento neste projeto já ultrapassa R$ 2 milhões. Além de maior capacidade de processamento, os aparelhos também contam com pacote de dados maior, a fim de suportar a demanda de transmissão de dados. O projeto preconiza atualização dos celulares a cada 24 meses, garantindo a constante evolução do projeto e destacando o compromisso do Governo do Estado de investir em tecnologia e inteligência para o enfrentaremos destas doenças.

Iniciado em 2017 e efetivamente implantando em 2018 após constatar a necessidade de um aplicativo que facilitasse o trabalho do agente de saúde com condições de tirar fotos e enviá-las via online para o Município ou Estado. Desta forma, os gestores podem tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente. Em setembro de 2020, o Projeto e-Visita Endemias foi campeão na categoria Saúde, no 1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reúne sete estados da federação consorciadas.

Para este ano, a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika está com diversas ações programadas de conscientização como: webnários, visitas técnicas a municípios, além da realização do “DIA D” de combate às Arboviroses que acontece no próximo dia 19, às 9 horas, no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Outras informações podem ser conferidas no site da Campanha ‘Guerra Contra o Mosquito’.

Rodson Lima, SES

Foto: Edemir Rodrigues



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *