Biblioteca Isaias Paim recebe lançamento do trailer da Cozinha Inclusiva da Associação Juliano Varela – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Moto G200 é anunciado com câmera tripla de 108 MP e tela de 144 Hz – Celular – Tecnoblog
novembro 18, 2021
Chefe de associação feminina de tênis questiona comunicado atribuído à chinesa Peng – Esportes
novembro 18, 2021

Biblioteca Isaias Paim recebe lançamento do trailer da Cozinha Inclusiva da Associação Juliano Varela – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul


A Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim recebe nesta sexta-feira (19), às 8h30, o lançamento do Trailer Itinerante da Cozinha Inclusiva do projeto Cromossomo do Amor, da Associação Juliano Varela. O trailer vai circular pela cidade comercializando alimentos produzidos por alunos da Associação, e os valores obtidos vão ser revertidos para o próprio projeto.

Os 25 alunos da Associação Juliano Varela que participam da Cozinha Inclusiva recebem orientação do chef de cozinha Eduardo Rejala. No início do projeto, em 2015, empresas parceiras emprestavam a cozinha para os alunos aprenderem a preparar as iguarias, em cinco turmas de cinco alunos. Mas hoje a Associação conseguiu montar uma cozinha industrial dentro da instituição para acolher os alunos do projeto.

Os entusiasmados alunos com síndrome de down preparam cachorro-quente, lanches, sushis, brownies, pães de queijo, pizzas e outras iguarias, que aprendem a fazer com o chef Rejala. Eles passam por um curso de formação, recebem certificado, e os mais aptos têm possibilidade de serem inseridos no mercado de trabalho formal da gastronomia.

“As pessoas pensam, quando compram um produto com objetivo beneficente, que não é uma coisa tão boa, mas a gente prima pela qualidade, tudo com ingredientes bons. O que fazemos é coisa muito boa, muito bem feita”, diz Elúzia Alves dos Santos, coordenadora da Cozinha Inclusiva.

Elúzia explica também que o projeto confere autonomia e autoestima muito grande para eles. “Termina a aula e eles não querem ir embora. Eles adoram”. O aluno Célio Augusto Grassi Navarro, de 35 anos, confirma: “Eu gosto de todos ali, de todo mundo. Eu queria ser chef de cozinha. Eu conheci a Elúzia e o Eduardo, são amigos nossos que fazem parte da minha história, da minha vida”.

A inserção do Trailer Itinerante no projeto veio trazer uma oportunidade maior de circulação dos produtos alimentícios pela cidade, com maior possibilidade de comercialização. “Nós conseguimos comprar o Trailer graças a uma emenda parlamentar. Vamos fazer um tour por todas as redes Comper, por toda a cidade e vamos atender a eventos, comercializando nossos produtos”. A renda obtida vai ser revertida para o próprio projeto, na compra de ingredientes.

O lançamento do Trailer Itinerante vai ser feito em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Cidadania e Cultura. Para o secretário adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, “essa experiência da Juliano Varela numa cozinha experimental inclusiva, onde eles pegam novos talentos e permitem que em especial, os jovens atendidos pela instituição possam, através da gastronomia também expressar seus talentos e construir sua autoestima, é um grande avanço na construção da cidadania. Precisamos garantir que o ser humano encontre sua plenitude, seja nos seus talentos, direitos e vida em sociedade. É um marco para nós ter esse lançamento no nosso espaço”.

SERVIÇO:

Lançamento do Trailer Itinerante – Cozinha Inclusiva do projeto “O Cromossomo do Amor”, da Associação Juliano Varela

Data: 19 de novembro de 2021, sexta-feira

Horário: 8h30

Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

Endereço: Memorial da Cultura e da Cidadania. Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Karina Lima, FCMS

Fotos: Divulgação



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *