Atualização Taproot do bitcoin é ativada e facilita transações complexas – Finanças – Tecnoblog

Time Sub-20 do Santos goleia o Taubaté e se classifica no Paulista – Lance
novembro 15, 2021
Neymar reclama de dores e desfalca seleção brasileira contra a Argentina – Esportes
novembro 15, 2021

Atualização Taproot do bitcoin é ativada e facilita transações complexas – Finanças – Tecnoblog

A aguardada atualização Taproot do blockchain do bitcoin (BTC) finalmente chegou. Primeira grande mudança desde 2017, ela foi ativada na madrugada deste domingo (14) e traz melhorias na privacidade e na eficiência da rede.

Bitcoin é considerado
Bitcoin é considerado “ouro digital” (Imagem: Executium/ Unsplash)

A mudança aconteceu às 2h15 de domingo com a mineração do bloco 709.632. Segundo o CoinDesk, até o momento, pouco mais da metade dos nós conhecidos do bitcoin mostram estar atualizados. O resto ainda roda o software antigo e não pode seguir as novas regras da Taproot. Mesmo assim, pelo menos 90% dos mineradores indicaram ter planos para atualizar o programa.

Do lado dos usuários, suas carteiras precisarão ter suporte à nova versão. Por enquanto, são poucas as compatíveis. Geralmente, esse processo é lento: a última grande atualização — a SegWit (Segregated Witness), de 2017 — demorou dois anos para estar em 50% das carteiras.

A grande novidade da Taproot são as chamadas assinaturas Schnorr. Agora, as transações contam com múltiplas assinaturas ilegíveis, que ficam menos expostas na rede e dão mais privacidade aos usuários.

Por outro lado, isso não traz maior anonimato para endereços individuais no blockchain público, o que é importante no combate à lavagem de dinheiro.

Blockchain (Imagem: mmi9/Pixabay)
Blockchain (Imagem: mmi9/Pixabay)

Os chamados contratos inteligentes também ficarão mais fáceis e baratos com o novo esquema de assinaturas. Esses contratos são acordos codificados que automatizam vários processos e podem ser usados para transações como o agendamento de pagamentos mensais ou até o pagamento e registro de um veículo.

Assim, é possível eliminar intermediários e fazer com que o bitcoin seja mais um meio de pagamento e menos um ativo digital especulativo. Com a mudança, esse tipo de operação ocupará menos espaço no blockchain, abrindo um leque de oportunidades e negócios.

Com informações: CoinDesk, The Block

Fonte da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *